Como Eu Faço


Conheça um pouco mais dos serviços oferecidos pela Clínica da Família Sônia Maria Ferreira Machado.

As Equipes de Saúde da Família são compostas por cinco Agentes comunitários de Saúde (ACS), um técnico de enfermagem, um enfermeiro e um médico generalista, além de um dentista, um auxiliar de saúde bucal e uma agente de vigilância em saúde. Há também o Técnico de Saúde Bucal, que atende todas as equipes.

(Conheça nossas equipes aqui)

Nossos serviços:

  • Coleta de sangue: das 8 às 10 da manhã.
  • Imunização: das 9 às 19 e 30hs.
  • Curativo: das 9 às 19 e 30hs.
  • Aferição de pressão arterial/verificação de glicose: das 9 às 19 e 30hs.

Confira em detalhes a seguir como é feito nosso acompanhamento em saúde.



Consultas de puericultura (acompanhamento e desenvolvimento do bebê até os dois anos), verificação e atualização de cadernetas vacinais, vigilância nutricional (detecção e correção de desvios de peso e de carências nutricionais decorrentes da alimentação), atenção (e cuidado) às doenças prevalentes na infância, identificação de problemas que exijam atenção especializada, encaminhamento de usuários à atenção secundária através do Sistema de Regulação.




Diagnóstico da gravidez através de exames laboratoriais/de imagem, início do acompanhamento pré-natal com a classificação do risco da gestação, realização dos exames laboratoriais/de imagem de rotina, acompanhamento das gestantes de baixo risco, tratamento odontológico na unidade, aplicação das vacinas (contra tétano, hepatite B e Influenza) referenciação para acompanhamento com obstetra em caso de gestação de risco, acolhimento do bebê até 5 dias após sua chegada da maternidade pelo ACS e pelo médico e/ou enfermeiro da equipe, consulta de puerpério cerca de trinta dias após o parto, início das consultas de puericultura a partir de um mês de vida do bebê.



Rastreamento do câncer de colo de útero através do preventivo ginecológico, rastreamento de câncer de mama através da referenciação para mamografia, orientação quanto à escolha de métodos anti-concepcionais e fornecimento da medicação, realização de exames laboratoriais e de imagem.


Realização de curvas pressóricas e de HGT para avaliar o comportamento da pressão arterial e/ou da glicose durante 5 dias corridos, consultas médicas e de enfermagem, fornecimento de medicação, aferição de pressão arterial, consulta domiciliar para os impossibilitados de virem à clínica, realização de exames laboratoriais, ECG e raio-x de tórax, referenciação para exames complementares, detecção precoce de patologias secundárias e associadas ao risco cardíaco (problemas renais, hepáticos, dislipidemias).


Detecção de casos suspeitos, realização de exames diagnósticos (baciloscopia e raio-x), pesquisa e tratamento (se necessário) de comunicantes, notificação dos casos, fornecimento da medicação, supervisão do tratamento pelo ACS, busca de faltosos.



Entrevista com os interessados em parar de fumar, reuniões com as enfermeiras responsáveis pelo programa, distribuição de adesivos aos participantes do programa.



Apresentação dos diversos métodos contraceptivos para que os usuários escolham os que mais lhes agradarem, referenciação para laqueaduras e vasectomias, colocação de DIU.








0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada da Posse s/nº, esquina com a Rua do Sol Nascente - Santíssimo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h

Telefone

(21) 2403-1583

Tecnologia do Blogger.